Orquestra de Cordas Catarinense
Em 2009 deu-se início ao projeto Planeta Música
No dia 30 de maio de 2009 aconteceu a primeira apresentação do Planeta Música em Florianópolis. Uma vez a cada mês, durante o ano de 2009, uma escola da rede pública municipal de Florianópolis recebeu, aos sábados, a visita do Planeta Música. As escolas contempladas na primeira fase do projeto foram as situadas em bairros mais distantes do centro da cidade, geralmente excluídos das programações culturais. No total foram oito concertos e os bairros foram Cachoeira do Bom Jesus, Vargem Grande, Ratones, Armação do Pântano do Sul, Rio Vermelho, Canasvieiras, Lagoa da Conceição e Barra da Lagoa.
As apresentações do Planeta Música são um misto de concerto e aula, que inclui o concerto propriamente, executado por uma orquestra de cordas, com treze instrumentistas e um pouco da história da música erudita e dos instrumentos, desde o surgimento no século XVII até os dias de hoje, contada pelo diretor musical da orquestra, João Eduardo Titton. No repertório musical, estão Vivaldi, Mozart, Tchaikovsky, Villa-Lobos e Aron Copland, representando os diversos períodos da música erudita, do barroco ao contemporâneo, passando pelo classicismo, romantismo e modernismo. Para os organizadores, essa é uma maneira de oportunizar a vivência da produção musical erudita de forma lúdica e pedagógica. “Nosso objetivo com esse projeto é contribuir para a formação cultural e educação musical de jovens e crianças”, afirma Eduardo Titton.
O público que compareceu aos concertos recebeu um libreto de vinte páginas contendo o programa musical e informações e ilustrações sobre e a história da música de concerto e dos instrumentos de cordas. Numa linguagem simples e dirigida ao público jovem, o libreto é um passeio geográfico temporal por alguns cânones de música erudita. Ilustrado com desenhos exclusivos de Marcelo Pagliarim e com obras de pintores que correspondem à época dos compositores selecionados. A publicação é uma forma de ajudar o público a sistematizar o conhecimento musical através do que ouviu no concerto e também como um recurso futuro à memória da experiência do espetáculo, segundo pensam os organizadores do projeto. Para Edina De Marco, coordenadora do projeto, esse é um importante recurso para que o público apropriar-se do conhecimento e da experiência estética do espetáculo. “Acreditamos que um espetáculo musical é uma forma de partilha”, afirma.
Os concertos foram realizados pela Orquestra de Cordas Catarinense, os instrumentos utilizados pela orquestra são o violino, a viola, violão cello e contrabaixo. Embora recentemente constituída, os componentes da orquestra já vinham desenvolvendo, nos últimos anos, em outras formações, concertos com finalidades didáticas e dirigidos ao público escolar. Formada por jovens músicos profissionais, o objetivo da Orquestra de Corda Catarinense é divulgar e tornar acessível a música erudita.
Os concertos para 2010 já estão sendo preparados, em breve divulgaremos a programação completa para 2010 aqui no blog.
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabenizamos a Orquestra de Cordas Catarinense pela belissima apresentação em nossa unidade escolar. Foi um início de tarde maravilhoso e com grandes emoções. Esperamos tê-los de volta em nossa escola o ano que vem.
ResponderExcluirParabéns a toda equipe!
Marilene Garcia Ribeiro
Assist. Técnico-Pedagógico
E.E.B. Altamiro Guimarães
Antônio Carlos -SC