Planeta Música contribui para o equilíbrio do descompasso na cadeia cultural no Brasil
O projeto Planeta Música foi premiado pela segunda vez - a primeira foi no ano passado - pelo edital nacional do Programa de Democratização Cultural da Votorantin. O Planeta Musica foi o primeiro projeto catarinense premiado pelo edital. O prêmio veio em função do projeto ter sido desenvolvido dentro dos objetivos de democratização da cultura.
Os investimentos da Votorantin em projetos culturais tem a democratização da cultura como eixo central. Inédita no segmento empresarial, a causa da democratização cultural escolhida pelo Instituto Votorantim parte do princípio de que não basta estimular a criação de obras artísticas, mas é preciso oferecer condições para que todos tenham acesso a elas.
No Brasil, constata-se que o investimento destinado à produção cultural é muito maior do que os recursos aplicados no acesso ao que é produzido. Exemplo disso são os números da pesquisa sobre os hábitos de Lazer cultural do brasileiro – Ipsos/Fecomercio: em 2007, 94% dos brasileiros não foram ao teatro; 92% não foram a nenhuma exposição; 83% não foram ao cinema; e 80% não foram a shows de música.
O Grupo Votorantim aposta na transformação dessa realidade. O foco dos investimentos culturais do grupo centra-se exclusivamente em projetos comprometidos com a promoção do acesso à cultura para o público. Desta forma espera contribuir para o equilíbrio desse descompasso na cadeia cultural no Brasil: excesso de produção e baixos índices de acesso e usufruto da população a essas criações.
As abordagens vão desde projetos de formação artística até ações de difusão como as caravanas de cinema em locais abertos. Gratuidade é um conceito recorrente entre todos os projetos e a diversidade de conteúdos é um ponto a destacar – há espetáculos que vão do erudito ao popular, em diversas regiões do País. A linha condutora que une iniciativas tão diferentes é justamente a geração de oportunizadade de acesso da população aos produção cultural.
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário